Yzakiu’s Blog

experimentos, ensaios, software livre, cultura, sociedade, tech

Saia Do Facebook E Se Informe Com RSS

A bola de neve só aumenta

Após excluir a minha conta do facebook eu fui tentado a fazer uma outra por um simples motivo: informações de um grupo específico em ciências sociais. Este grupo contém um fluxo bastante grande de informações e por isso decidi criá-la.

O problema é que com esta conta eu decidi adicionar alguns amigos e amigas distantes e com isso outras pessoas foram me achando. O plano que era apenas “caçar” informações em um grupo específico, se agravou ainda mais quando ingressei no mestrado. Com o início do semestre na universidade a coisa foi tomando mais corpo, pois alguns colegas de sala - e alguns professores - tomavam o facebook como uma ferramenta principal (faltava pouco para ser exclusiva) de comunicação. Sobre isto, vou listar algumas práticas:

  • Para cada disciplina era criado um grupo de facebook;
  • As informações do tipo: datas, textos, horário, confirmações de aula, eram - prioritariamente - postadas nos grupos do facebook;
  • Em algumas disciplinas as informações também eram enviadas por e-mail, as vezes ao mesmo tempo das postagens nos grupos, mas o mais comum era: ou não serem enviadas por e-mail - teria que alguém avisar que algumas pessoas não tinham conta no facebook e precisavam saber das notícias por e-mail, ou a informação era enviada para o e-mail com algum atraso;
  • Discussões sobre as disciplinas e compartilhamento de materiais afins, se concentravam no grupo.

Com isso algumas pessoas, com os mais variados motivos, tiveram que abrir uma conta. Uma ou outra resistiu e ficava - de alguma forma - implorando para ser notificada sobre o que ocorreria com a disciplina (além de festas e demais socializações da sala). Eu era uma das pessoas que sempre avisava a quem estava fora.

Resolvendo ou minimizando o problema

O que descrevo agora pode parecer meio óbvio, mas para mim - no começo - não foi. Penso que seja um processo, antes de tudo, trabalhoso. Espero que ajude mais alguém.

Fiquei observando, durante algum tempo, que as informações - contidas no grupo citado acima - vinham de fontes externas ao facebook. Eram fontes variadas: universidades, associações, etc. Fui anotando estas fontes e depois de um tempo vi que existiam outros locais que concentravam estas fontes. Daí eu, simplesmente parti para um leitor de RSS. Nele eu acesso o conteúdo que me interessa sem precisar me logar a nenhum serviço e ainda posso ler as informações off-line.

Deixo aqui algumas informações extras: